O que é Drywall.




O que é Drywall.

O drywall é um tipo de vedação resistente à umidade, com bom isolamento termoacústico e é sustentável. Confira aqui as vantagens e desvantagens de seu uso.

Drywall é um tipo de vedação para edifícios residenciais e comerciais, recomendada para áreas internas. Como o nome em inglês destaca, trata-se de um método de construção seca, que não utiliza água e tem geração de resíduos mínimo, otimizando a obra em muitos aspectos.

Por ser um material industrializado, o drywall não demanda o uso de materiais de construção como argamassa, cimento e concreto, por exemplo, permitindo a execução de uma obra muito mais limpa e sustentável.

Componentes do sistema drywall

Similar a uma edificação em madeira, nas paredes em drywall, há montantes e travessas, ou seja, pilares e vigas que sustentam a parede em vãos curtos e modulares. Esses montantes são metálicos, em aço galvanizado.

Da mesma forma, são utilizadas lãs minerais para proporcionar maior isolamento acústico e isolamento térmico ao ambiente e placas de gesso acartonado, que irão ter o papel de revestimento na estrutura.

Processo executivo do drywall

Tudo começa com a fixação, a cada 60 cm, de guias ou perfis metálicos nas lajes superior e inferior. Após, são inseridos montantes e, entre eles, se desejado, pode-se inserir materiais de isolamento termoacústico (como lã-de-vidro) e, recobrindo externamente, placas de gesso, que são fixas por parafusos, cuja face externa deve ficar no mesmo nível das placas.

Essas placas podem ser do tipo:

Branco gelo (ST): são as placas de gesso mais comuns de serem encontradas em ambientes secos, podendo ser utilizadas tanto em paredes como em forros de tetos.
Verdes (RU): com adição de silicone, são resistentes à umidade e indicadas para ambientes úmidos como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
Rosas (RF): com adição de fibra de vidro em sua fórmula, são resistentes ao fogo, podendo ser utilizados próximos de fogões e lareiras, por exemplo.
Por fim, o sistema recebe acabamento com uma pasta, fita de papel e nova camada de pasta, que unem as placas e uniformizam, com fina camada de massa corrida posterior, pintura, e outros detalhes como rodapés.

Nos locais onde há muitas instalações (hidrossanitárias, pluviais, elétricas, etc.), deve-se utilizar um reforço em madeira tratada para afixá-las e só depois parafusar as placas. O revestimento pelas placas deve ficar 1 cm abaixo do pé-direito a vencer.

Vantagens do drywall

O uso do drywall como vedação interna traz as seguintes vantagens:

A espessura de parede é menor do que outros sistemas, gerando ganho de espaço interno.
É uma vedação leve, o que se traduz em economia na estrutura e na fundação da edificação.
O acabamento é tão bom quanto o de alvenaria, permitindo pinturas e formatos criativos de decoração, gerando ganho de percepção valor ao cliente.
Combinado com laje nervurada permite criar edifícios com ótima flexibilidade arquitetônica, permitindo alterações de planta sem grandes problemas.
Construção otimizada, com menos mão de obra e desperdício de materiais envolvidos no canteiro de obras, gerando menos resíduos.
Material demolido permite reaproveitamento.
Existe precisão dimensional nos componentes do sistema.



Gostou desse conteúdo?

O site melhor profissional liberal é uma plataforma de serviços confiável destinada aos melhores profissionais que anunciam seus serviços, e os clientes que possuem alguma necessidade os encontram aqui.


Acesse nosso site e anuncie-http://omelhorprofissional.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais riscos na construção civil.

Supraestrutura

O que faz o pintor de Construção Civil?